domingo, 2 de fevereiro de 2014

Noite familiar: o que é? pra que serve? como fazer?



Pra quem está lendo o termo pela primeira vez, saiba que esta é uma das ferramentas mais poderosas (e simples!!) para proteger a família da influência negativa a que estão expostos todos os dias fora de casa (escola, trabalho, etc) e até dentro dela (TV, internet, etc).

A família deve escolher uma noite da semana - escolhemos a segunda-feira, que está bem no comecinho da semana e, em geral é um dia mais tranquilo.

Com um dia fixo para a noite familiar, fica mais fácil da família inteira se organizar para estar presente. Escolhido dia, basta definir a programação. É interessante incluir:

um hino: cantar juntos é muito divertido, ajuda a trazer o foco de todos para o que está acontecendo e também convida a presença do Espírito Santo. Não sabe o que cantar? O site Liahona.net tem centenas de opções de músicas inspiradoras para toda família!


  1. oração: é tão bom orar em família! Expressar a nosso Pai Celestial nossa gratidão e desejos de nosso coração - é interessante incluir nessa oração as necessidades e os desafios pelos quais a familia está passando. Lembrando sempre que: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18:20
  2. aprender com as escrituras: vocês podem escolher uma passagem das escrituras ou estudar um tema específico. Um dos meus projetos com o blog é fornecer material todas as semanas para te ajudar a preparar sua noite familiar. Então, não deixe de passar aqui aos domingos para conferir a dica da semana. Lembre sempre de adequar a mensagem à necessidade de sua família. Crianças pequenas conseguem manter a atenção por no máximo 3 ou 5 minutos.
  3. diversão: a noite familiar não deve ser o momento de "lavar roupa suja", muito menos de dar bronca coletiva! Problemas individuais, devem ser resolvidos individualmente. Se o problema for coletivo, escolham qualquer outro momento para conversar sobre isso. A noite familiar deve ser um momento de conversar, compartilhar experiências, e divertir-se! Deve ser aquele momento pelo qual a família espera e gosta de participar.
  4. variedade: faça diferente! Tenha um esquema de rodízio em que a cada semana é a vez de alguém escolher a mensagem, preparar a música, fazer o lanche. Quando possível, aproveitem para fazer um passeio em família, façam brincadeiras juntos. Conversem com seus filhos e peça a eles sugestões!
  5. lanchinho: não precisa ser nada muito caro. Quitutes sempre são bem vindos!
Bom, explicado o que é, pra que serve e como fazer, vamos à sugestão de lição desta semana:

Utilizando o esboço para o Tempo de Compartilhar para 2014, que tem como tema "As Famílias São Eternas", a sugestão para a primeira semana de fevereiro envolve o tema: O Pai Celestial tem um Plano para Seus Filhos.

  • Música: No Céu Eu Vivi
  • Mensagem:  explicar brevemente sobre o Plano de Salvação. Escrituras que poderão ser utilizadas: Gênesis 1:1; Alma 12:24; Alma 34:32; Alma 40:12, D&C 76:62; Moisés 4:2, Abraão 3:22-23.

Para ensinar sobre o Plano de Salvação para os pequenos (e para os grandes, também!), você pode imprimir, recortar e colar esses desenhos em papel cartão ou deixar que eles colem no diário (colocando na ordem correta). Outra opção bacana é utilizar pedras para contar a história, e deixar que eles brinquem a vontade. É muito legal e eles adoram! Veja como fazer aqui. No lugar de pedras podem ser utilizadas tampas de potes descartáveis, latinhas... Dá pra usar o que estiver à mão!


Uma ótima semana e até a próxima!




Um comentário:

  1. Marília, gostei muito. Tenho filhos maiores (adolescentes) e quero voltar a investir em pelo menos uma vez por semana de noites em família. Essas noites, como v mencionou, previnem que nossos filhos caiam pelas interferências externas. Bjs e continue nos inspirando!!

    ResponderExcluir